VOCÊ SABE A HORA CERTA DE TROCAR A ESCOVA DE DENTE? 3 DICAS PARA IDENTIFICAR ESSE MOMENTO.

escovas-dentes 750

Trocar a escova de dente é importante para manter uma boa escovação e preservar a saúde bucal do paciente. Você sabe o momento ideal para substituir a sua?.

Substituir aquela escova de dente velha do seu armário por uma nova é mais importante do que se imagina. Tem gente que não liga muito para este momento ou acaba esquecendo de fazer a mudança. Mas, apesar de ser a companheira que constrói uma grande relação com seu sorriso, ela precisa ser trocada regularmente, a cada três meses. Mesmo que as cerdas da escova estejam aparentemente boas, o tempo de substituição não deve ser ignorado. Para proteger a saúde bucal e do organismo, que tal conferir 3 dicas para identificar o momento de trocar essa ferramenta?

1- MARCAR NO CALENDÁRIO OU AGENDA

Organização e planejamento também funcionam quando se trata de saúde bucal. Se você marca na agenda ou no calendário quando precisa ir ao dentista, que tal fazer essa experiência com o tempo de uso da sua escova? Funciona. Basta anotar o dia da primeira escovação que fez com a nova ferramenta e marcar logo o dia da troca. Fique de olho para não ultrapassar os 90 dias.

2- REPARAR NA COR DAS CERDAS

Por um acaso você tem reparado na cor das cerdas da sua escova? Isso ajuda muito na hora de realizar a substituição do utensílio. Hoje em dia, muitas escovas possuem um sistema que consegue identificar o tempo de utilização da ferramenta e se já está na hora de trocar por uma novinha em folha. Nada de prolongar os serviços dessa parceira se já passou do tempo de se aposentar. Preserve a saúde do seu sorriso e organismo.

3- AS CERDAS ESTÃO ABERTAS?

Existem casos específicos em que a substituição da escova de dente se faz necessária antes de completar os 3 meses. Quem realiza uma escovação muito forte, por exemplo, acaba desgastando as cerdas mais rápido e, assim, o utensílio perde sua eficiência. Além de ser um sinal para realizar a troca é um aviso para pegar mais leve na higiene bucal. Não pratique esse momento de forma bruta ou com muita pressão. Usando uma escova com cerdas macias e escovando os dentes com suavidade, a ferramenta vai durar mais tempo e seu sorriso não sofrerá com problemas decorrentes do desgaste do esmalte, como a sensibilidade dentária.

Outro momento que pede a troca antecipada da ferramenta é após uma gripe ou resfriado. Quando um vírus deste tipo ataca o organismo, ele tende a se propagar pela saliva. Isso quer dizer que se você utilizar a mesma escova de dente após a doença, as chances de ter o mesmo problema são grandes. O mesmo tempo de substituição pode acontecer com os pacientes que estão em tratamento ortodôntico, devido às pecinhas, como o bráquete e fios de aço, que colaboram para o desgaste das cerdas.

 

Fonte: Sorrisologia