O QUE A SALIVA PODE FAZER PELA SUA BOCA? CONFIRA SEUS 4 BENEFÍCIOS.

saliva-bebe

A saliva tem função ativa quando o assunto é proteção e saúde da boca. Já conhece os benefícios deste fluído? São tantos que você vai ficar babando.

A saliva é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes para a saúde bucal. Você pode não perceber, mas ela faz um bem danado para o seu sorriso de diversas maneiras. Não é à toa que esse líquido vive circulando ativamente pela sua boca. As vantagens vão desde fazer uma limpeza superficial nos dentes até prevenir o ambiente oral de doenças e bactérias inimigas, como a cárie. Quer saber mais o que a saliva pode fazer pela sua boca? Descubra 4 benefícios desse fluído.

1) PREVINE A CÁRIE

A saliva é formada por muitas substâncias, como o sódio, cálcio, enzimas e minerais. Todos estes elementos fazem com que o líquido se torne uma camada protetora, ajudando a prevenir doenças bacterianas como a cárie. Para que esta defesa seja eficiente, vai depender muito de você. O dente e a saliva costumam trocar sais minerais o tempo todo. E isso é muito bom para aumentar a proteção da boca. Por outro lado, se o fluído estiver ácido (devido a sua dieta, por exemplo) o esmalte transfere maior quantidade de sais minerais à boca. Este processo deixa seu sorriso mais vulnerável às lesões cariosas.

2) LIMPA SEUS DENTES

Uma pessoa costuma produzir, diariamente, cerca de 1 a 2 litros de saliva. Grande parte dela (99%) é composta por água. Essa quantidade diária ajuda a promover uma limpeza superficial da sua boca, umedecendo e protegendo sua mucosa oral com secreção e fluxo constantes. Para aumentar esta produção, que tal ingerir mais alimentos detergentes? Pera, melancia e nozes são alguns que limpam a superfície dos dentes durante a mastigação. Beber, pelo menos, 2 litros de água por dia também garante a normalidade da secreção.

3) NÃO TE DEIXA COM MAU HÁLITO

Graças á saliva você também preserva um bom hálito. A baixa produção deixa a boca seca, causando até mesmo a xerostomia. E sem um fluxo crescente do fluído não é possível realizar a limpeza superficial, tornando o ambiente úmido e à merce das bactérias. Não deixe de ingerir bastante líquido para ajudar na produção salivar. Caso a água não mate a sua sede, procure um dentista.

4) AJUDA NO SISTEMA DIGESTIVO

Os dentes junto com a saliva são parte do sistema digestivo. Com eles fica mais fácil dos alimentos serem mastigados e digeridos. O ato de mastigar gera saliva automaticamente. Por isso é tão importante ter sua arcada dentária completa. Sem um ou mais dentes todo esse processo pode ser interrompido, atrapalhando o resto do ciclo. Todos os elementos da boca são importantes e a saliva ajuda a manter esse ambiente em harmonia.

 

Fonte: Sorrisologia