Cientistas comprovam benefícios de tratamentos a laser na Odontologia.

cientistas-comprovam-os-beneficios-de-tratamentos-a-laser-na-odontologia

Pesquisadores simulam no computador como os laseres atacam várias bactérias da cavidade oral. Segundo os pesquisadores, com este estudo, será possível realizar uma limpeza mais completa, matando as bactérias e promovendo uma melhor saúde bucal.

Os cientistas publicaram os resultados das simulações, retratando vários comprimentos de onda do laser, direcionados para colônias de bactérias virtuais em tecidos periodontais que podem causar gengivite. A doença pode levar a infecções mais graves como a periodontite, que quebram ossos e tecidos que dão suporte aos dentes.

O coautor Lou Reinisch, Ph.D., reitor associado de assuntos acadêmicos da New York Institute of Technology, disse que a experiência confirma a eficácia do laser na Odontologia, pois com o seu uso, você não só mata as bactérias, mas também contribui para uma saúde melhor seguindo os tratamentos periodontais. Sendo um perito no campo da cirurgia a laser, o cientista recriou um modelo matemático com base nas características óticas do tecido da gengiva e das bactérias. Em seguida, realizou simulações de três diferentes tipos de lasers odontológicos e seus efeitos sobre dois tipos de colônias bacterianas, colocando-os em diferentes profundidades no modelo de tecidos periodontais.

Outro coautor, David Harris, Ph.D., diretor de Bio-Medical Consultants, Inc., disse que a pesquisa demonstra o que acontece entre os lasers e os tecidos gengivais. A interação da luz do laser com o tecido não surte efeito apenas na Odontologia, mas também na medicina e outros tratamentos, incluindo procedimentos nas cordas vocais e tratamentos dermatológicos, alertaram os pesquisadores.

 

Fonte: Dental Press