Estudo mostra que visitar regularmente o Cirurgião-Dentista pode diminuir riscos de pneumonia.

pneumonia-sintomas

Uma nova pesquisa realizada nos Estados Unidos sugere que visitas de rotina ao Cirurgião-Dentista podem ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca que, se aspiradas, podem causar pneumonia. O estudo, que incluiu mais de 26 mil participantes, mostrou que pessoas sem o hábito de fazer “check-ups” dentários têm um risco significativamente maior de desenvolver a infecção do pulmão do que aqueles que visitam o Cirurgião-Dentista duas vezes por ano.

No estudo, foram analisados dados obtidos a partir do Panel Survey Medical Expenditure de 2013, que questionou a utilidade dos cuidados da saúde (incluindo cuidados dentários), custos e satisfação dos pacientes. Eles descobriram que 441 das 26 mil e 246 pessoas analisadas têm a bactéria da pneumonia (1,68%) e que aqueles que nunca realizam “check-ups” odontológicos, tiveram um risco aumentado em 86% de pneumonia em comparação com aqueles que tinham consultas semestrais.

De acordo com os pesquisadores, o estudo fornece evidências adicionais de que a saúde bucal está intimamente associada com a saúde global, e sugere que é importante incorporar cuidados dentários na rotina de cuidados preventivos da saúde. “Há uma conexão bem documentada entre saúde bucal e pneumonia, e as visitas ao Cirurgião-Dentista são importantes na manutenção da boa saúde bucal”, disse Michelle Doll, o principal autor do estudo e professor assistente de Medicina Interna da Divisão de Doenças Infecciosas da Universidade Virginia Commonwealth, em Richmond. “Nunca poderemos livrar as bactérias da boca por completo, mas uma boa higiene bucal pode limitar as quantidades de bactérias presentes.”

Fonte: Dental Press