Entrevista com a Dra. Denise Crepaldi, especialista em Odontopediatria.

201611

Dra. Denise Crepaldi, graduada na Universidade Cruzeiro do Sul em São Paulo e proprietária da Crepaldi Odontologia, esclarece as principais dúvidas em relação aos cuidados da saúde bucal das crianças.

Dentista Profissional: O que te levou a trabalhar com odontopediatria?

Dra. Denise: Sempre gostei muito de crianças, tenho afinidade com elas e desde a faculdade me identifiquei com essa área, quando comecei a trabalhar no dia a dia no consultório fui me encantando ainda mais.

Dentista Profissional: Quando os dentes da criança estão nascendo, o que se pode fazer para aliviar o desconforto?

Dra. Denise: É comum um incomodo e dores, para amenizar, sugerimos mordedores para ajudar na coceira, uma dica é colocar na geladeira e sempre bem higienizados para aliviar o desconforto, sugerimos também que a mãe faça massagens na gengiva da criança com uma gaze molhada com soro fisiológico ou água, ou com dedeiras e a alimentação deverá ser mais pastosa e fria.

Dentista Profissional: Qual a indicação mais correta de primeiro creme dental para um bebê, com flúor ou sem flúor?

Dra. Denise: A indicação correta para iniciar a escovação é quando a criança já estiver com seus primeiros dentinhos erupcionados para estimular desde cedo à escovação e sua importância. O creme dental mais indicado para este início é sempre sem flúor, pois a criança poderá engolir sem nenhum problema, assim que começarem a cuspir poderá ser utilizado creme que contenha flúor.

Dentista Profissional: Quais as principais lesões da mucosa bucal que atingem os bebês?

Dra. Denise: As principais lesões que atingem o bebê são Hematomas de Erupção (lesão de aparência azulada e translúcida, produzida por hemorragia dentro do folículo de um dente em erupção), Estomatites (lesão de aspecto branco em forma de mancha ou placa na mucosa), Candidíase Oral – Sapinho (lesão de manchas brancas na parte interna da bochecha, no palato e as vezes na língua).

Dentista Profissional: Sobre dente gemelar, quando cair vem outro normal?

Dra. Denise: Dente gemelar é uma anomalia que pode ocorrer durante o desenvolvimento do germe dentário, que sofre uma divisão. Deverá ser feito um acompanhamento radiográfico deste dente, podendo ocorrer um atraso na esfoliação do permanente, mais podem nascer sem alteração.

Dentista Profissional: Sobre trauma dental infantil, como é diagnosticado?

Dra. Denise: Quando a criança sofrer um trauma dental é recomendado que procurem um dentista imediatamente para evitar possíveis complicações, onde será feito o controle radiográfico e avaliado a melhor conduta para o caso.

Dentista Profissional: Quais os impactos gerados pelo uso de chupetas?

Dra. Denise: O uso da chupeta pode levar a criança a desenvolver respiração bucal, problemas na fala, problemas dentários e articulares.

Dentista Profissional: E para finalizar, qual a idade correta para a criança começar a frequentar o dentista e a periodicidade de acompanhamento?

Dra. Denise: O tempo correto é assim que nascerem os primeiros dentinhos, para orientação da mãe referente à erupção, higienização correta da boca do bebê, e assim também já ir acostumando a visita da criança ao dentista para avaliação clinica e prevenção. A periodicidade de acompanhamento vai depender de cada caso, porém não deverá passar de 6 meses.