Dicas para aumentar o Faturamento do seu consultório

dica

   Com o aumento do desemprego e, consequentemente, a diminuição da renda familiar, ninguém escapa da crise.

   A crise é notória nos consultórios odontológicos, diante disso, precisamos nos reinventar para superarmos os obstáculos e superarmos esse momento.

   Confira abaixo, algumas dicas viáveis para aumentar o faturamento do seu consultório:

01 – Trate bem os clientes que você já tem: Com certeza, o boca-a-boca ainda é a melhor estratégia de Marketing na área Odontológica.

02 – Invista na FAMÍLIA dos seus clientes: Crie promoções para atrair os familiares e torne-se o dentista da família.

03 – Contrate uma secretária: Demitir a secretária é o tipo de economia que não vale à pena, você irá perder muito tempo com atividades que não agregam valor. Além disso, um consultório onde o próprio dentista “faz tudo”, não inspira confiança.

04 – LIMPEZA TOTAL: A primeira impressão é a que fica. Não economize nesse quesito.

05 – Ajude o cliente à se lembrar de você: Como você possui uma secretária, torne-a responsável pela carteira de clientes. Lembre o cliente através de uma ligação ou uma mensagem no Whatsapp do retorno para fazer à limpeza semestral, por exemplo.

06 – Horários flexíveis: A maioria das pessoas trabalham no horário comercial, flexibilize sua agenda e ofereça horários alternativos.

07 – Contrato de Manutenção dos Equipamentos: Chega de gambiarras ou adaptações. Busque no mercado uma opção de Contrato de Manutenção do seus equipamentos, permitindo o controle financeiro e evitando custos indesejáveis. Você é formado em odontologia e não engenharia, não é apenas “trocar uma mangueirinha”. Valorize a sua profissão e respeite os outros profissionais. Evite custos surpresas com manutenção, prejudicando o fluxo de caixa do seu consultório.

08 – Backups: Se a sua clínica é grande, OBVIAMENTE, você não vai possuir apenas 1 autoclave, ou, 1 compressor, ou, 1 alta rotação, ou, 1 contra ângulo. Identifique os equipamentos críticos e mantenha a clínica funcionando. Quanto custa um consultório fechado por hora??? Quanto você vai deixar de ganhar, aguardando a manutenção de uma autoclave???

09 – Cuidado com os serviços prestados: Seja o melhor no que faz. Realize sempre o melhor serviço, mesmo que você tenha prejuízo em um atendimento. Correr o risco de um processo jurídico não vale à pena, além de evitar clientes falando mal do seu consultório. Você optou por ser dentista, portanto, domine as técnicas e os instrumentos, atualize-se, domine a tecnologia à seu dispor, seja um excelente cirurgião. Na dúvida, faça o certo.

10 – Cuidado com as “pseudos-economias”: Produtos de baixa qualidade, falta de backups, gambiarras, adaptações, “faça você mesmo”, entre outras façanhas, geram impacto DIRETO nos serviços prestados em seu consultório. Evite problemas e busque soluções.

Autor: Ricardo Marinheiro – Consultor Empresarial e idealizador do Portal Dentista Profissional.