
Os estabelecimentos de saúde ao redor do mundo, principalmente os hospitais, há tempos buscam o reconhecimento e a certificação da qualidade na prestação de seus serviços através da Acreditação.
Existem diversos órgãos de acreditação em atuação no Brasil, entre eles:
- PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos: Específico para Laboratórios de Análises Clínicas.
- ISO – Organização Internacional de Normalização: Apesar de não ser específico à área da saúde, muitos estabelecimentos de saúde no Brasil possuem Certificação ISO.
- JCI – Joint Commission International: É uma instituição sem fins lucrativos que tem acreditadas mais de 19 000 organizações e programas de saúde nos Estados Unidos, onde a maioria dos governos estaduais exige a acreditação para licenciamento e reembolsos do programa de saúde pública americano.
- ONA – Organização Nacional de Acreditação: É uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
Os principais hospitais no Brasil, são acreditados pela JCI ou pela ONA (Hospital Albert Einstein, Sírio Libanês, 9 de Julho, AC CAMARGO, Hospital e Maternidade Santa Joana, Hospital São Luiz, etc).
Segundo o site da ONA, define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.
Ainda, segundo a ONA, o processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais:
- é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;
- é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;
- é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.
Apesar de pouco difundido na área odontológica, as clínicas e consultórios odontológicos também podem ser Acreditados, permitindo o reconhecimento da excelência na qualidade dos serviços prestados.
A ONA (Organização Nacional de Acreditação), possui mais de 566 certificados no Brasil, sendo: 255 hospitais, 109 Ambulatórios, 74 Laboratórios, 55 Clínicas de Diagnóstico por Imagem, e, apenas 4 clínica odontológicas, localizadas no Ceará.
Em relação à Acreditação pela Joint Commission Internacional, apenas uma clínica odontológica, localizada em São Paulo, possui Acreditação.
Talvez, essa seja a estratégia que você precisa em sua clínica para se destacar no mercado e ter o devido reconhecimento da qualidade nos serviços prestados.
Autor: Ricardo Marinheiro – Consultor Empresarial e idealizador do Portal Dentista Profissional.