Acreditação Odontológica

acreditacao-II

Os estabelecimentos de saúde ao redor do mundo, principalmente os hospitais, há tempos buscam o reconhecimento e a certificação da qualidade na prestação de seus serviços através da Acreditação.

Existem diversos órgãos de acreditação em atuação no Brasil, entre eles:

  • PALC – Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos: Específico para Laboratórios de Análises Clínicas.
  • ISO – Organização Internacional de Normalização: Apesar de não ser específico à área da saúde, muitos estabelecimentos de saúde no Brasil possuem Certificação ISO.
  • JCI – Joint Commission International: É uma instituição sem fins lucrativos que tem acreditadas mais de 19 000 organizações e programas de saúde nos Estados Unidos, onde a maioria dos governos estaduais exige a acreditação para licenciamento e reembolsos do programa de saúde pública americano.
  • ONA – Organização Nacional de Acreditação: É uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.

Os principais hospitais no Brasil, são acreditados pela JCI ou pela ONA (Hospital Albert Einstein, Sírio Libanês, 9 de Julho, AC CAMARGO, Hospital e Maternidade Santa Joana, Hospital São Luiz, etc).

Segundo o site da ONA, define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde. Tem um caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, não devendo ser confundida com os procedimentos de licenciamento e ações típicas de Estado.

Ainda, segundo a ONA, o processo de acreditação é pautado por três princípios fundamentais:

  • é voluntário, feito por escolha da organização de saúde;
  • é periódico, com avaliação das organizações de saúde para certificação e durante o período de validade do certificado;
  • é reservado, ou seja, as informações coletadas em cada organização de saúde no processo de avaliação não são divulgadas.

Apesar de pouco difundido na área odontológica, as clínicas e consultórios odontológicos também podem ser Acreditados, permitindo o reconhecimento da excelência na qualidade dos serviços prestados.

A ONA (Organização Nacional de Acreditação), possui mais de 566 certificados no Brasil, sendo: 255 hospitais, 109 Ambulatórios, 74 Laboratórios, 55 Clínicas de Diagnóstico por Imagem, e, apenas 4 clínica odontológicas, localizadas no Ceará.

Em relação à Acreditação pela Joint Commission Internacional, apenas uma clínica odontológica, localizada em São Paulo, possui Acreditação.

Talvez, essa seja a estratégia que você precisa em sua clínica para se destacar no mercado e ter o devido reconhecimento da qualidade nos serviços prestados.

Autor: Ricardo Marinheiro – Consultor Empresarial e idealizador do Portal Dentista Profissional.